quinta-feira, 8 de julho de 2010

Atari

Ainda me pergunto se a melhor descoberta da humanidade foi o fogo, a roda ou o videogame.

O Atari 2600 era uma maravilha tecnológica da época que impressionava qualquer criança.

Lembro até hoje quando ganhei o meu, achei maravilhoso aquelas formas e cores na TV, e o melhor é que elas eram controladas por mim!!!

Para mim o Atari tinha vantagens sobre os videogames atuais:
  • Era um videogame social: claro que você poderia jogar sozinho, mas, como os jogos não tinham fim, era muito mais divertido competir com seus amigos para ver quem fazia a maior pontuação (Pitfall! você tinha meia hora de jogo ou três vidas).
  • Desenvolvia a imaginação: ou vocês acham que se apresentarem esta imagem para uma criança hoje ela vai falar que é um policial e um ladrão dentro de um shopping (Keystone Kapers)?

  • Desenvolvia a paciência: por dois motivos, primeiro que quando você "morria" em um jogo ele ficava mais difícil ainda! Quem não lembra de Enduro? E em segundo lugar que quando você quebrava a alavanca do controle (provavelmente jogando Decathlon) teria que esperar semanas até seu pai comprar outro.
Hoje o Playstation 3 ou Xbox 360 têm gráficos perfeitos que chegam a parecer imagens reais e jogos que você prefere jogar sozinho do que compartilhar com os amigos.

Não que eu não tenha me rendido a esses novos videogames (tenho um Wii e um DS), mas sinto muitas saudades da época do Atari!

- Para os saudosistas como eu, ou aqueles muito novos para se lembrarem vai aí um site para todos.

Jogos de Atari

2 comentários:

  1. Que Atari que nada! Social e criativo é jogar futebol. Videogame não convence.

    PS.: jura q essa imagem é de um shopping?

    ResponderExcluir
  2. Decathlon e Pitfall eu jogava, mas os outros desconheço. Lembro também de um que era sensacional! Tinha uma bolinha e de um lado tinha uma barra e do outro lado outra barra. O objetivo era "fazer o gol". Como a vida era mais simples, né? O muleque não tinha que conquistar o mundo, ser um super espião ou o caralho a quatro.

    ResponderExcluir